No início deste ano letivo decidimos partilhar com todos, o que nós, crianças e adultos do Jardim de Infância de Penacova, iremos construindo ao longo do ano.
Somos 4 educadoras de infância e 74 crianças organizadas em grupos heterogéneos. O Jardim de Infância fica situado na vila que lhe deu o nome - PENACOVA -, que dista da cidade mais próxima, COIMBRA, cerca de 30 Km .
No respeito pela autonomia pedagógica de cada docente, ninguém esquece que o plano anual de atividades construído com o entusiasmo de todas as educadoras é o grande elo, com atividades que proporcionam o encontro de todas as crianças e um estreitamento de relações entre docentes promotoras de aprendizagens partilhadas ao longo do desenvolvimento do currículo de todos e de cada um.
Todos nós gostamos de ter a sala organizada, para se poder brincar, trabalhar e aprender, num clima de respeito entre todos. Assim, aprendemos a participar na construção do nosso ambiente educativo: estabelecer regras, organizar materiais e espaços, conhecermo-nos, sentir confiança nos nossos pares. Para ajudar a nossa organização dispomos de alguns instrumentos que nos ajudam a compreender o nosso dia a dia no jardim de infância
o diário do grupo /o mapa do tempo / o mapa das presenças / o quadro das atividades / o quadro dos aniversários...
Perante a contemplação de obras de Joan Miró visualizadas no computador, todas as crianças participaram na apreciação da obra “A careta” e fizeram os seguintes comentários:
--- Parece uma maçã com muitas cores (S.L.)
--- Parece um pássaro com muitas cores (R. D.)
--- Tem muitas cores iguais ao arco-íris…parece um balão com uns olhos (I.)
--- É um gigante (M., A. M.l)
--- Parece um cão com bico e muitas cores (R.)
--- É um gato com bico (G.)
--- Um carro (T., L.)
--- Parece uma abóbora para o dia das bruxas com um chapéu, uns olhos e um bico (L. F.)
--- Uma abóbora (J., B.)
--- Um cão (J., F.)
--- Parece um coelho com um bico, uns olhos e nariz (L.)
--- Parece um a abóbora de bruxa (M. N.)
--- Parece um sapo (L.)
--- É um senhor bonito (J.)
Também pesquisámos no computador como é que poderíamos pintar os nossos retratos e vimos que havia uns retratos pintados com muitas cores. Apredemos que, a essa forma de pintar, se chama POP'ART.
Também pesquisámos no computador como é que poderíamos pintar os nossos retratos e vimos que havia uns retratos pintados com muitas cores. Apredemos que, a essa forma de pintar, se chama POP'ART.
Fizemos as nossas experiências…. ….e depois pintámos os nossos retratos com canetas florescentes. Ficaram assim:
Também vimos auto-retratos de outros pintores: Picasso, Van Gogh,… e recriámos…
Depois desenhámos os nossos auto-retratos… E até fizemos um livro engraçado, com tudo misturado...
Falámos do outono e dissemos o que pensamos sobre o outono:
“ Nós estamos na estação
do ano que se chama outono.
O outono
é…
quando caem as folhas.
quando há castanhas.
quando cai a chuva.
quando as folhas das árvores estão velhinhas e algumas ficam
castanhas, algumas amarelas, algumas
verdes, algumas vermelhas e algumas cor de laranja.
quando, às vezes, há trovões, trovoada e relâmpagos.
quando há pingos
quando, no mar, as ondas vêm com força.
quando, às vezes, há muito vento.
quando fica frio e nós vestimos os casacos, roupa quente, meias
grossas, pijamas quentinhos com as
mangas grossas, pomos luvas nas mãos e calçamos botas.”
Texto realizado em grupo
Observámos e desenhámos
as árvores da nossa escola.
Observámos folhas encontradas no chão…
…seriámos por cores
Comemorámos
o dia da alimentação e ao longo de uma semana trabalhámos esta temática.
Aprendemos o que é a “natureza-morta”
e vimos muitas obras de pintores sobre esse tema. ..
…
e até fizemos jogos com algumas dessas imagens, para jogarmos no Jardim de
Infância: um loto de imagens e uma jogo da memória
…e criámos também as
nossas “naturezas-mortas”…
A
professora de ciências Marta Oliveira, veio ao nosso Jardim de Infância e
ensinou-nos a realizar a experiência “A batata chorona”
Nenhum comentário:
Postar um comentário